PASSEIOS A CAVALO

 

 Apenas desde há algumas centenas de anos as pessoas habitam na ilha do Pico. Aqui iremos montar por velhos caminhos de freguesias carregadas de história e por estradas florestais em belas florestas de eucalipto. Os passeios estendem-se pelas vinhas protegidas do Património da Unesco, situadas ao longo da costa Atlântica. Teremos ainda oportunidade de conhecer simpáticas pessoas da terra. Tudo isto faz com que montar na ilha do Pico seja uma experiência única e muito agradável.

 Durante 4 a 5 dias vamos montar na fantástica ilha do Pico. Num dia vamos descobrir a cavalo a costa Norte da ilha do Faial. Os cavalos vão permanecer em diferentes estações de trilho e nós vamos regressar todas as noites para as nossas pequenas e encantadoras casas de Turismo Rural. O alojamento será feito em maravilhosos lugares da ilha. Pela manhã teremos um pequeno-almoço de comida regional e, durante o passeio, o almoço será servido como piquenique ou alforje-piquenique. À noite, na maioria das vezes, vamos jantar em restaurantes típicos da ilha para apreciar a comida local. Oferecemos o Equipamento Especial de Trilho (sela de passeio, alforjes e capas de chuva australianas). O seu cavalo será um puro Lusitano bem treinado ou um Cruzado Português. O tamanho dos nossos cavalos é de aprox. 1,55 metros.

 

 

 

 

ROTEIRO

 

 Chegada ao Faial (aeroporto da Horta – HOR). Transporte até ao alojamento e primeiro contato com os cavalos. Jantar é servido na Quinta do Moinho.

 Os nossos cavalos chegaram de barco ao Pico no dia anterior. O primeiro dia do trilho começa com um passeio pelas centenárias vinhas do Pico. As vinhas pertencem à UNESCO-Património Mundial e não são mais do que pequenas parcelas cercadas por muros de pedra de lava negra. Realizamos um piquenique à beira-mar. À tarde, pela costa, aproximamo-nos da pequena freguesia de São Mateus onde os nossos cavalos vão ficar durante a noite. Pequeno transporte para o alojamento.

 Continuamos o nosso passeio ao longo da costa Sul do Pico. Muito próximo das falésias, o nosso trilho conduz-nos para a antiga vila baleeira das Lajes do Pico. Aqui vamos desfrutar de uma vista privilegiada sobre o azul infinito do Atlântico e da imponente Montanha do vulcão do Pico. Há salitre no ar e as vinhas crescem à beira das estradas. O nosso piquenique será feito próximo de um antigo porto baleeiro. Ao fim da tarde chegamos ao nosso alojamento com vista para o mar.

 Durante a manhã vamos visitar a pequena vila das Lajes. Aqui encontramos história sobre a caça à baleia e o centro da observação de baleias. Após a visita fazemos o nosso passeio de regresso por maravilhosas florestas de cedro japonês. Na antiga freguesia de pescadores de São Caetano paramos para um agradável piquenique. A trote e a galope pela costa paramos num antigo posto de observação de baleias, a "Vigia". Os nossos cavalos passam a noite nas verdes pastagens do sopé da Montanha do Pico.

 Um sinuoso caminho leva-nos até à gruta vulcânica "Gruta das Torres". Depois de um piquenique em frente à gruta vamos visitar este fantástico fenómeno da natureza. Descontraidamente continuamos, de novo, o nosso passeio ao longo das antigas vinhas do Pico e, durante a tarde, chegamos ao nosso ponto de partida, a freguesia da Criação Velha. À noite despedimo-nos da ilha do Pico, jantando num agradável restaurante no antigo cais.

 Ao início da manhã vamos montar por um pequeno trilho até ao cais. Um barco-carga espera por nós, para transportar apenas os nossos cavalos pelo Canal entre a Ilha do Pico e a Ilha do Faial. Nós iremos de carro pela costa Norte da ilha até ao cais de São Roque do Pico e viajamos de barco até à ilha do Faial. Já no Faial recebemos os nossos cavalos e levamo-los de volta à Quinta. Relaxamos o resto do dia na nossa antiga casa rural restaurada. O jantar será servido na “Quinta do Moinho”.

 Depois de uma noite em belas casas de Turismo Rural você terá o primeiro contato com esta ilha. Durante meio-dia descobrimos antigos caminhos, moinhos de vento vermelhos, penhascos selvagens e românticos e profundas ribeiras pela costa Norte da ilha. À noite temos um jantar de despedida na “Quinta do Moinho”. .

 Pequeno-almoço. Transporte até ao aeroporto e partida ou prolongamento individual da estadia.